A ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas é uma Associação de empregadores de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como objectivos: sede

  • Defender os legítimos direitos e interesses das empresas suas associadas que se integrem no sector metalúrgico e electromecânico, e assegurar a sua representação junto de quaisquer entidades públicas ou privadas.
  • Prestar assistência e apoio às empresas suas associadas, através dos serviços técnicos, tendo em vista incentivar e incrementar o desenvolvimento e o progresso de actividades das empresas.
  • Promover e incentivar a formação profissional e o aperfeiçoamento dos recursos humanos no sector metalúrgico e electromecânico.

A ANEME tem a sua Sede no Pólo Tecnológico de Lisboa e uma Delegação em Torres Vedras (Edifício Caero). 

A ANEME foi criada como Associação Patronal em 1975, resultando da transformação do anterior Grémio dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos do Sul, fundado em 12 de Novembro de 1960.

A ANEME celebrou assim, em Novembro de 2010, os 50 Anos de existência com um jantar de gala que recordou o seu percurso no mundo associativo e homenageou os associados que a acompanharam desde o início da sua actividade.

orgao50 anos

Apoio e Informação aos Associados 

A ANEME, enquanto entidade representativa do sector, apoia as empresas associadas nas seguintes áreas: 

 

  • Jurídico-laboral
  • Contratação Colectiva
  • Económica
  • Fiscal
  • Sistemas de apoio e incentivo ao Investimento e Internacionalização
  • Técnica e Tecnológica - licenciamento, higiene e segurança no trabalho, qualidade, ambiente e energia
  • Formação Profissional
  • Comercial e Subcontratação
  • Internacionalização: missões, feiras internacionais e apoio na abordagem aos mercados

 

A ANEME tem um sistema de informação aos sócios através de "mailing" com informação seleccionada, de informação telefónica e atendimento pessoal em todas as áreas atrás indicadas. 

Organiza sessões de sensibilização e seminários, tendo em vista a informação e divulgação junto dos associados sobre as actualizações legislativas e divulgação de matérias especialmente relevantes para o sector, nas áreas Económica, Fiscal, Jurídica e Técnica.

Possui um Boletim Informativo mensal dirigido aos associados.

Tem um site (www.aneme.pt) onde estão sucintamente caracterizadas as empresas associadas, como forma de potenciar os seus produtos, quer no mercado interno, quer no mercado externo. Neste site está, também, disponível todo um conjunto de informação de interesse para o associado, cujos conteúdos são sistematicamente actualizados pelos quadros técnicos da associação. 

Edita o Anuário do Sector Metalúrgico e Electromecânico

 

Representação e Promoção do Sector

A ANEME centra sua actividade na promoção e representação das fileiras indústrias do sector metalúrgico e electromecânico, incluídas nas seguintes grandes actividades:

  • Indústrias Metalúrgicas de Base
  • Fabricação de Produtos Metálicos
  • Fabricação de Máquinas e Equipamentos
  • Fabricação de Material de Transporte

Com este objectivo tem vindo a estabelecer acordos e a associar-se a outros organismos, com impacto em termos de defesa e apoio do sector.

Na área técnica e tecnológica a ANEME é sócio correspondente do IPQ - Instituto Português da Qualidade, sendo ainda membro da APCER - Associação Portuguesa de Certificação, do CERTIF - Associação para a Certificação, ANREEE - Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e da CCILM - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina. É ainda sócia do CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e do CBE - Centro da Biomassa e Energia.

Na área da promoção comercial e internacionalização das empresas suas associadas, a ANEME tem uma relação privilegiada com a AICEP e tem também acordos para a participação em feiras com a AIPortuguesa e a AEP - Associação Empresarial de Portugal.

É filiada na CIP- Confederação da Indústria Portuguesa e na FENAME – Federação Nacional do Metal, federação de empregadores que outorga os Contratos Colectivos do sector.

A nível internacional tem protocolos de colaboração com várias Associações e Confederações ligadas ao sector, na Europa, África e América do Sul.

A ANEME é ainda a representante das empresas portuguesas do sector metalúrgico e electromecânico nas seguintes organizações internacionais:

  • ORGALIME - Liaison Group of the European Mechanical, Electrical, Electronic and Metalworking Industries
  • CEEMET - Council of European Employers of the Metal, Engineering and Technology – Based Industries
  • FEM - Federation Europeenne de la Manutention
  • CEMA - Comité Européen de Machinismes Agricoles


Internacionalização

Tendo em vista promover a deslocalização da produção e a internacionalização das empresas suas associadas, a ANEME tem promovido a realização de missões empresariais e a presença em Feiras quer na Europa, quer nos mercados do Magreb, da África Austral e da América do Sul.

Estas acções têm vindo a ser integradas em projectos conjuntos de internacionalização e as empresas participantes têm beneficiado de incentivos aprovados no âmbito do QREN. 

Paralelamente à realização das várias missões empresariais foram desenvolvidos estudos de oportunidades para as empresas do sector em mercados estratégicos.  

Assim, a ANEME detém estudos de oportunidades de negócio e de caracterização sectorial, relativamente aos seguintes mercados: Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé, Tunísia, Chile e Argentina.



Formação Profissional

A área da “formação profissional e aperfeiçoamento dos recursos humanos”, sendo um dos objectivos estatutá­rios da ANEME, tem sido uma das mais relevantes ver­tentes estratégicas da nossa actividade. 

Tendo em vista dar cumprimento a estes objectivos, a ANEME participa nos órgãos sociais do CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Me­talomecânica) e é também sócia fundadora da AFTEM ­Associação para a Formação Tecnológica, Engenharia Me­cânica e Materiais.

Desenvolve projectos de Formação Acção, com o apoio do POPH, dirigidos às empresas e empresários do sector. 

A ANEME integra o projecto de formação do Centro de Formação Profissional da Metalomecânica de Maputo em
conjunto com a União Geral de Trabalhadores (UGT), Insti­tuto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), pela par­te portuguesa, e com a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), Associação Industrial de Moçam­bique (AIMO), Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), pela parte moçambicana.

Este é um importante projecto de cooperação na área da Formação Profissional que veio responder às carências de mão-­de-­obra especializada para o sector metalomecâni­co em Moçambique.

A ANEME tem desenvolvido para a SONAMET, em Ango­la, em colaboração com o CENFIM, assistência técnica, em
termos de coordenação e desenvolvimento de acções de formação contínua.