Prevenção de riscos profissionaisA ANEME associa-se à campanha de prevenção de riscos profissionais na utilização de máquinas e equipamentos de trabalho. Esta campanha assenta no princípio de que a segurança e saúde no trabalho representa uma área de importância incontornável pois, se por um lado, cria um nível mínimo de proteção para a segurança dos trabalhadores, por outro, contribui para uma livre e justa competição no mercado interno.

A utilização de máquinas e equipamentos de trabalho que não se encontram em conformidade com a legislação existente é um problema comum na Europa, nomeadamente em Portugal, o que é reconhecido pela Comissão Europeia.

Não obstante os desenvolvimentos registados nos últimos anos no âmbito da prevenção, os acidentes de trabalho constituem ainda um tema de irrefutável e inequívoca pertinência em Portugal.
Neste contexto constata-se, tendo por base as estatísticas do Gabinete de Estratégia e Planeamento - GEP -, que os acidentes ocorridos durante a utilização de máquinas e equipamentos de trabalho constituíram, em 2012, a primeira causa de acidente de trabalho mortal em Portugal, representando cerca de metade do total de acidentes de trabalho mortais.

Desta forma, as razões para a apresentação da campanha relacionam-se, em primeiro lugar, com o facto de continuarem a ocorrer acidentes de trabalho muito graves e mortais em Portugal envolvendo máquinas e equipamentos de trabalho e, em segundo lugar, com a necessidade que existe na divulgação e compreensão exata da legislação em vigor.

Os representantes setoriais têm um papel muito importante na melhoria das condições de trabalho. Sendo conhecedores da realidade, podem desencadear um processo alargado de participação dos empregadores e dos trabalhadores na Campanha, que importa favorecer.