pegada carbono copyNum mercado cada vez mais competitivo em que as empresas se inserem elas são confrontadas diariamente com a necessidade do cumprimento das suas obrigações legais em matéria de ambiente, cujas coimas têm um peso significativo. Por outro lado a legislação ambiental é alterada frequentemente e nem sempre é possível as empresas acompanharem essa evolução.
Conhecendo esta realidade, a ANEME em parceria com a EcosPol, criou um novo serviço de apoio técnico às empresas no domínio ambiental:

- Diagnóstico Ambiental de Conformidade Legal

- Dossier Ambiental

O Diagnóstico Ambiental de Conformidade Legal - consiste num levantamento sistemático de todas as exigências ambientais relacionadas com determinada empresa, procurando-se aferir o ponto da situação no que diz respeito ao seu cumprimento.
Para tal é efetuada uma análise de conformidade legal comparando-se as condições existentes com a legislação ambiental aplicável, com as licenças atribuídas e com as melhores práticas e técnicas reconhecidas para o sector Metalúrgico e Eletromecânico.

O Diagnóstico Ambiental de Conformidade Legal compreende as seguintes etapas:

•   Realização de uma visita de levantamento da situação;

•   Preparação do Diagnóstico Ambiental de Conformidade Legal da empresa identificando os diversos aspetos a melhorar;

•   Elaboração de um Plano de Ações para ser implementado pela empresa;

•   Elaboração de um Dossier Ambiental;

•   Realização de uma visita para apresentação dos resultados.

O Dossier Ambiental pode ser realizado autonomamente e compreende as seguintes etapas:

•  Realização de uma visita para preenchimento e compilação dos dados necessários à preparação do Dossier Ambiental. Esta visita não pressupõe a verificação dos aspetos ambientais da empresa e assume que a informação que é transmitida é verdadeira e suficiente.

•  Elaboração do Dossier Ambiental.

Para mais detalhe sobre o conteúdo dos serviços e análise dos custos associados a estas prestações de serviços as empresas associadas deverão, desde logo, contactar o Departamento Técnico tendo em vista a prestação dos  esclarecimentos necessários e eventualmente a marcação de uma reunião com responsáveis da ANEME e ECOSPOL, a realizar na sede da ANEME.