May
3
Tue
WEBINAR SIMCA | UMA FERRAMENTA PARA A ECOEFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE | 3 MAIO 2022 | 14:30 – 15:30
May 3@14:30_15:30

WEBINAR

SIMCA
Uma ferramenta para a Ecoeficiência e Sustentabilidade

3 maio 2022
14:30 – 15:30

Com o objetivo de dar a conhecer a plataforma SIMCA – Sistema de Monitorização de custos ambientais, a ANEME irá promover um webinar onde as empresas do setor podem conhecer as várias funcionalidades da SIMCA assim como tirar dúvidas que ainda persistam sobre a sua utilização.

A SIMCA é uma plataforma esclusiva do setor metalúrgico e eletromecânico, que permite que as empresas possam monitorizar e analisar os seus custos ambientais, aceder a um conjunto de relatórios e indicadores ambientais, mas também conhecer diversas medidas de ecoeficiência aplicáveis ao setor e construir o seu plano de ação para a acoeficiência.

O Webinar realiza-se no dia 3 de maio entre as 14h30 e as 15h30 mediante inscrição – formulário.

Poderá juntar toda a equipa da empresa e conhecer as várias ferramentas que tem ao seu dispor para se tornar mais sustentável e eficiente.

May
11
Wed
SESSÃO DE DIVULGAÇÃO SOBRE O REGIME GERAL DA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO | NO DIA 11 DE MAIO | DAS 9:30 ÀS 11:00
May 11@9:30_11:00

O Decreto-Lei nº 109-E/2021, de 9 de dezembro, criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

O RGPC cria novas obrigações para as empresas a partir de junho de 2022, sendo aplicável a pessoas coletivas que empreguem 50 ou mais trabalhadores, que tenham sede em Portugal ou sejam sucursais em território nacional de pessoas coletivas com sede no estrangeiro.

Abrange igualmente “os serviços e pessoas coletivas da administração direta e indireta do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais e do setor público empresarial do que empreguem 50 ou mais trabalhadores, e ainda as entidades administrativas independentes com funções de regulação da atividade económica dos setores privado, público e cooperativo”.

A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação online sobre este regime, com inscrições gratuitas para os associados, que decorrerá no dia 11 de maio entre as 9H30 e as 11H00.

As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 5 de maio através do endereço madalena.goncalves@aneme.pt indicando o nome da empresa associada, do participante e o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão.

Consulte a informação nº 46/22 aqui

May
12
Thu
TEKTÓNICA, A FEIRA LÍDER EM PORTUGAL DO SECTOR DA CONSTRUÇÃO | 12 A 15 DE MAIO 2022
May 12@10:00_May 15@20:00

A próxima edição da Tektónica – Feira Internacional da Construção, realiza-se de 12 a 15 de Maio, regressando assim à data de calendário habitual, após 2 edições em que a sua realização, por força das condicionantes externas, a obrigou a realizar-se no 2º semestre do ano, e no seguimento da intenção manifestada por parte das empresas participantes e parceiros de continuar o caminho da retoma económica iniciada e de aceleração dos negócios.

As últimas edições, 2020 e 2021, ocorreram em condições especiais, mas que ainda assim permitiram às empresas que estiveram presentes, obter resultados positivos e transmitir ao mercado a resiliência e a confiança deste sector.

A próxima edição da Tektónica realizar-se de 12 a 15 de Maio de 2022, em simultâneo com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, indo assim ao encontro da opinião manifestada quer pelos expositores quer pelos visitantes, que consideram haver um elevado potencial de sinergias entre os 2 sectores, oportunidades de network e concretização de negócio, como também proporcionam o debate sobre as tendências e o futuro da construção e do imobiliário, através do desenvolvimento de iniciativas para os profissionais dos setores em questão.

Com base no inquérito realizado aos expositores da última edição, foi considerado que o Marketplace gerado pela Tektónica permitiu a concretização de negócios para cerca de 67% das empresas participantes, tendo 66% manifestado que a participação terá um impacto positivo nos seus negócios, considerando igualmente 88,9% dos expositores que foi muito importante estar presente.

Os destaques para esta edição de 2022 foram debatidos com os vários players do sector, Associações Sectoriais e Ordens Profissionais:

  • A Eficiência Energética, não só pela sua actualidade como essencialmente pela importância e impacto que terá nos projectos e investimentos futuros neste sector;
  • o Prémio Inovação, que será apresentado num novo modelo de desenvolvimento;
  • Os Tek Talks, com a organização de novas temáticas, abordagens e tendências para 2022;
  • O Tek Hub, um espaço inovador, de partilha de conhecimentos e network entre empresas e profissionais.

O sector da construção tem vindo a demonstrar a sua importância e presença no mercado nacional promovendo e divulgando que do melhor se faz em Portugal, igualmente dando a conhecer as boas práticas adotadas, mostrando o porquê de ser um dos motores da economia do país.

A Tektónica é um evento agregador de pequenas e médias empresas, startups e das empresas líderes. É o principal ponto de encontro do sector para as empresas expositoras, para os profissionais, os visitantes interessados e para os parceiros.

 

May
17
Tue
FEIRA MIDEST 2022 | PARIS – FRANÇA | 17 A 20 DE MAIO 2022
May 17_May 20 todo o dia

No âmbito do programa Portugal 2020, a ANEME está a organizar mais uma vez a presença de empresas portuguesas
do sector metalúrgico e eletromecânico, através de um “Stand Coletivo de Portugal” na MIDEST 2022, que terá lugar em
Paris, de 17 a 20 de maio 2022.

Para mais informações consulte a nossa informação nº 7/22 aqui

May
20
Fri
SESSÃO DE DIVULGAÇÃO SOBRE O REGIME GERAL DE PROTEÇÃO DE DENUNCIANTES DE INFRAÇÕES (RGPDI) | 20 MAIO | 9:30 ÀS 11:00
May 20@9:30_11:00

A Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações (RGPDI), transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União.

Nos termos desta lei, podem ser considerados denunciantes, nomeadamente, os trabalhadores, os prestadores de serviços, contratantes, subcontratantes e fornecedores, bem como quaisquer pessoas que atuem sob a sua supervisão e direção, os titulares de participações sociais e as pessoas pertencentes a órgãos de administração ou de gestão ou a órgãos fiscais ou de supervisão de pessoas coletivas, incluindo membros não executivos, os voluntários e estagiários, remunerados ou não remunerados.

Este regime prevê diversas obrigações e deveres dirigidos à proteção dos denunciantes e a criação de mecanismos de denúncia, aplicáveis às pessoas coletivas que empreguem 50 ou mais trabalhadores, incluindo o Estado e as demais pessoas coletivas de direito público.

São previstas contraordenações graves e muito graves pela violação dos deveres e obrigações previstos nesta lei, puníveis com coimas até 25.000,00€ para as pessoas singulares, e até 250.000,00€ para as pessoas coletivas.

O diploma entra em vigor no dia 18 de junho de 2022.

A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação online sobre este regime, com inscrições gratuitas para os associados, que decorrerá no dia 20 de maio entre as 9H30 e as 11H00.

As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 12 de maio através do endereço madalena.goncalves@aneme.pt indicando o nome da empresa associada, do participante e o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão.

 

DEPARTAMENTO JURÍDICO