May
11
Wed
SESSÃO DE DIVULGAÇÃO SOBRE O REGIME GERAL DA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO | NO DIA 11 DE MAIO | DAS 9:30 ÀS 11:00
May 11@9:30_11:00

O Decreto-Lei nº 109-E/2021, de 9 de dezembro, criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

O RGPC cria novas obrigações para as empresas a partir de junho de 2022, sendo aplicável a pessoas coletivas que empreguem 50 ou mais trabalhadores, que tenham sede em Portugal ou sejam sucursais em território nacional de pessoas coletivas com sede no estrangeiro.

Abrange igualmente “os serviços e pessoas coletivas da administração direta e indireta do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais e do setor público empresarial do que empreguem 50 ou mais trabalhadores, e ainda as entidades administrativas independentes com funções de regulação da atividade económica dos setores privado, público e cooperativo”.

A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação online sobre este regime, com inscrições gratuitas para os associados, que decorrerá no dia 11 de maio entre as 9H30 e as 11H00.

As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 5 de maio através do endereço madalena.goncalves@aneme.pt indicando o nome da empresa associada, do participante e o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão.

Consulte a informação nº 46/22 aqui

May
12
Thu
TEKTÓNICA, A FEIRA LÍDER EM PORTUGAL DO SECTOR DA CONSTRUÇÃO | 12 A 15 DE MAIO 2022
May 12@10:00_May 15@20:00

A próxima edição da Tektónica – Feira Internacional da Construção, realiza-se de 12 a 15 de Maio, regressando assim à data de calendário habitual, após 2 edições em que a sua realização, por força das condicionantes externas, a obrigou a realizar-se no 2º semestre do ano, e no seguimento da intenção manifestada por parte das empresas participantes e parceiros de continuar o caminho da retoma económica iniciada e de aceleração dos negócios.

As últimas edições, 2020 e 2021, ocorreram em condições especiais, mas que ainda assim permitiram às empresas que estiveram presentes, obter resultados positivos e transmitir ao mercado a resiliência e a confiança deste sector.

A próxima edição da Tektónica realizar-se de 12 a 15 de Maio de 2022, em simultâneo com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, indo assim ao encontro da opinião manifestada quer pelos expositores quer pelos visitantes, que consideram haver um elevado potencial de sinergias entre os 2 sectores, oportunidades de network e concretização de negócio, como também proporcionam o debate sobre as tendências e o futuro da construção e do imobiliário, através do desenvolvimento de iniciativas para os profissionais dos setores em questão.

Com base no inquérito realizado aos expositores da última edição, foi considerado que o Marketplace gerado pela Tektónica permitiu a concretização de negócios para cerca de 67% das empresas participantes, tendo 66% manifestado que a participação terá um impacto positivo nos seus negócios, considerando igualmente 88,9% dos expositores que foi muito importante estar presente.

Os destaques para esta edição de 2022 foram debatidos com os vários players do sector, Associações Sectoriais e Ordens Profissionais:

  • A Eficiência Energética, não só pela sua actualidade como essencialmente pela importância e impacto que terá nos projectos e investimentos futuros neste sector;
  • o Prémio Inovação, que será apresentado num novo modelo de desenvolvimento;
  • Os Tek Talks, com a organização de novas temáticas, abordagens e tendências para 2022;
  • O Tek Hub, um espaço inovador, de partilha de conhecimentos e network entre empresas e profissionais.

O sector da construção tem vindo a demonstrar a sua importância e presença no mercado nacional promovendo e divulgando que do melhor se faz em Portugal, igualmente dando a conhecer as boas práticas adotadas, mostrando o porquê de ser um dos motores da economia do país.

A Tektónica é um evento agregador de pequenas e médias empresas, startups e das empresas líderes. É o principal ponto de encontro do sector para as empresas expositoras, para os profissionais, os visitantes interessados e para os parceiros.

 

May
17
Tue
FEIRA MIDEST 2022 | PARIS – FRANÇA | 17 A 20 DE MAIO 2022
May 17_May 20 todo o dia

No âmbito do programa Portugal 2020, a ANEME está a organizar mais uma vez a presença de empresas portuguesas
do sector metalúrgico e eletromecânico, através de um “Stand Coletivo de Portugal” na MIDEST 2022, que terá lugar em
Paris, de 17 a 20 de maio 2022.

Para mais informações consulte a nossa informação nº 7/22 aqui

May
20
Fri
SESSÃO DE DIVULGAÇÃO SOBRE O REGIME GERAL DE PROTEÇÃO DE DENUNCIANTES DE INFRAÇÕES (RGPDI) | 20 MAIO | 9:30 ÀS 11:00
May 20@9:30_11:00

A Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações (RGPDI), transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União.

Nos termos desta lei, podem ser considerados denunciantes, nomeadamente, os trabalhadores, os prestadores de serviços, contratantes, subcontratantes e fornecedores, bem como quaisquer pessoas que atuem sob a sua supervisão e direção, os titulares de participações sociais e as pessoas pertencentes a órgãos de administração ou de gestão ou a órgãos fiscais ou de supervisão de pessoas coletivas, incluindo membros não executivos, os voluntários e estagiários, remunerados ou não remunerados.

Este regime prevê diversas obrigações e deveres dirigidos à proteção dos denunciantes e a criação de mecanismos de denúncia, aplicáveis às pessoas coletivas que empreguem 50 ou mais trabalhadores, incluindo o Estado e as demais pessoas coletivas de direito público.

São previstas contraordenações graves e muito graves pela violação dos deveres e obrigações previstos nesta lei, puníveis com coimas até 25.000,00€ para as pessoas singulares, e até 250.000,00€ para as pessoas coletivas.

O diploma entra em vigor no dia 18 de junho de 2022.

A ANEME vai realizar uma sessão de divulgação online sobre este regime, com inscrições gratuitas para os associados, que decorrerá no dia 20 de maio entre as 9H30 e as 11H00.

As empresas interessadas poderão inscrever-se até ao dia 12 de maio através do endereço madalena.goncalves@aneme.pt indicando o nome da empresa associada, do participante e o endereço eletrónico para onde deverá ser enviada a confirmação da inscrição e o link para acesso à sessão.

 

DEPARTAMENTO JURÍDICO

May
24
Tue
WORKSHOP / COMO TORNAR A SUA EMPRESA MAIS ECOEFICIENTE E SUSTENTÁVEL? | 24, 25 E 26 DE MAIO | DAS 14:30 ÀS 17:30
May 24@14:30_May 26@17:30

A ANEME, em parceria com a ECOINNOVA, vai realizar nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio, em Lisboa, Leiria e Aveiro, três workshops práticos nos quais as empresas do setor podem conhecer, testar e implementar as várias funcionalidades da SIMCA assim como tirar dúvidas que ainda persistam sobre a sua utilização.

Pretende-se que sejam sessões práticas nas quais as empresas tragam os seu computadores e os dados referentes à sua realidade e, através de apoio, possam adaptar o SIMCA à sua empresa, criando a sua solução para a ecoeficiência e sustentabilidade.

A participação é gratuita mediante inscrição.

Clique no link para se inscrever aqui

Jun
15
Wed
VISITA TÉCNICA À BIEMH – BIENAL ESPAÑOLA DE MÁQUINA HERRAMIENTA | 15 A 17 JUNHO 2022 – BILBAU – ESPANHA
Jun 15_Jun 17 todo o dia

A ANEME está a organizar uma visita técnica de empresários Portugueses à BIEMH – Bienal Española de Máquina Herramienta em BEC-Bilbao Exhibition Centre, Bilbau.

A visita ocorrerá entre os dias 15 a 17 de junho, tendo a ANEME garantido junto da feira condições especiais de participação:

 

– Oferta de 2 noites de estadia em hotel de 4 estrelas a 1 participante por empresa. (deslocação não incluída)

– Entrada gratuita na feira

– Acesso à sala VIP.

 

Condições de participação:

 

Inscrição até ao dia 12 de maio – preenchimento e envio da ficha de inscrição – 1 pessoa por empresa.

 

Caso a V. empresa esteja interessada em participar, deverá enviar a ficha de inscrição em anexo, até ao próximo dia 12 de maio, devidamente preenchida ao cuidado de Rui Santos: rui.santos@aneme.pt / fax 217150403.

 

Rui Santos

 

Departamento de Apoio às Actividades Comerciais e Associativas

 

Consulte ficha de inscrição aqui

Jun
28
Tue
WEBINAR | A PROPOSTA DE LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2022 | 28 DE JUNHO DAS 14:00 ÀS 18:00
Jun 28@14:00_18:00

 

A ANEME vai realizar um Webinar subordinado ao tema “A proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022” no próximo dia 28 de junho, entre as 14h e as 18h.

O evento decorrerá por videoconferência através da plataforma ZOOM e será disponibilizado manual digital com os conteúdos do webinar. Durante a videoconferência os participantes poderão colocar dúvidas e questões, através do seu microfone ou por escrito (no local próprio para o efeito), as quais serão analisadas e respondidas pelo formador no decorrer da sessão.
Este webinar é certificado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), e serão atribuídos créditos aos Contabilistas Certificados (CC) que nele participarem e que concluam as 4 horas da sessão. Não serão atribuídos créditos OCC aos participantes que não completem o tempo estabelecido para o webinar, este controlo será efetuado pela empresa formadora IVOJOMA (Dr. Abílio Sousa).
As empresas interessadas em participar deverão remeter à ANEME formulário eletrónico ou Ficha de Inscrição em anexo, devidamente preenchidos (imprescindível preenchimento do e-mail dos participantes para podermos enviar o link para poderem participar no dia do webinar) e acompanhada do respetivo pagamento, para o endereço sandra.rodrigues@aneme.pt ou fax +351 217 112 741, até ao dia 24 de junho.

Informamos que apenas serão consideradas as inscrições depois de efetuado o pagamento dentro do prazo atrás mencionado e que a realização do webinar está condicionada a um número mínimo de inscrições.

Para se inscrever clique aqui

Jul
5
Tue
WORKSHOP / COMO TORNAR A SUA EMPRESA MAIS ECOEFICIENTE E SUSTENTÁVEL? | NOVAS DATAS
Jul 5@14:30_Jul 6@17:30
WORKSHOP / COMO TORNAR A SUA EMPRESA MAIS ECOEFICIENTE E SUSTENTÁVEL? | NOVAS DATAS

Programa de Capacitação para a Eficiência Ambiental

WORKSHOPS

COMO TORNAR A SUA EMPRESA
+ ECOEFICIENTE E SUSTENTÁVEL

Com o objetivo de dar a conhecer e implementar a plataforma SIMCA – Sistema de Monitorização de Custos Ambientais, a ANEME, com a colaboração da Ecoinnova e o apoio da AIDA CCI, irá promover dois workhops de caráter prático, nos quais as empresas do setor podem conhecer, testar e implementar as várias funcionalidades da SIMCA assim como tirar dúvidas que ainda persistam sobre a sua utilização.

A SIMCA é uma plataforma exclusiva do setor metalúrgico e eletromecânico, que permite que as empresas possam monitorizar, analisar e reduzir os seus custos ambientais através da utilização de medidas de ecoeficiência.

Os workshops realizam-se nos dias e locais:

Leiria – 5 de julho, entre as 14h30 e as 17h30
(Startup Leiria – Rua da Carvalha N.º 570)Aveiro – 6 de julho, entre as 14h30 e as 17h30
(R. da Boavista – Zona Ind. de Taboeira – Alagoas)
Para se inscrever clique aqui

Traga um computador.

Junte a sua Equipa e venha participar neste desafio!

Aug
28
Sun
MISSÃO EMPRESARIAL A MOÇAMBIQUE (MAPUTO) – 28 AGOSTO A 3 SETEMBRO DE 2022
Aug 28_Sep 3 todo o dia

A ANEME vai realizar uma Missão Empresarial a Moçambique no período de 28 agosto a 3 setembro de 2022.

Moçambique, com uma população aproximada de 26,5 milhões de habitantes, teve em 2020 – à semelhança da generalidade dos países da região – uma forte contratação económica que atingiu a indústria (em especial a extrativa) e a área dos serviços.

Em 2021, verificou-se um ténue crescimento económico, tendo como suporte a agricultura e os serviços.

Segundo o Banco Mundial, espera-se que entre 2022 e 2024, Moçambique venha a ter um crescimento médio de 5,5%.

No entanto existem todo um conjunto de variáveis exógenas que podem condicionar fortemente essa previsão de crescimento como sejam: aumento dos preços de petróleo e do trigo, em resultado da guerra na Ucrânia e evolução do Covid 19.

Por último é de referir que os principais produtos importados por Moçambique são: as máquinas e aparelhos, os produtos químicos, os metais comuns, os produtos alimentares e as pastas celulósicas e papel. Na estrutura das exportações destacam-se os produtos agrícolas, os produtos alimentares e as matérias textéis.

Esta ação está inserida no Projeto Conjunto de Internacionalização do sector, pelo que, as empresas PME’s participantes, que cumpram as condições de elegibilidade estipuladas no Sistema de Incentivos, beneficiarão da atribuição de um subsídio não reembolsável a incidir sobre as despesas elegíveis até 50% para as empresas das zonas de convergência e até 40% para as da NUT Lisboa.

Para integrarem a missão, as empresas deverão preencher a Ficha de Inscrição, em anexo, enviando-a para a ANEME, até ao próximo dia 6 de junho, (rui.santos@aneme.pt ou fax 217150403).

 Estamos disponíveis para todos os esclarecimentos adicionais e aguardamos a vossa participação.

Consulte mais informações aq54_2022 Digitalui

Oct
19
Wed
FEIRA ADVANCED MANUFACTURING MADRID 22 – 19 A 20 DE OUTUBRO 2022
Oct 19_Oct 20 todo o dia

A ANEME está a organizar a presença coletiva de empresas portuguesas do setor metalúrgico e eletromecânico, na Feira Advanced Manufacturing Madrid 22 que terá lugar em Madrid de 19 a 20 de outubro 2022.

A Feira Advanced Manufacturing Madrid 22 é uma das mais importantes feiras profissionais da Península Ibérica contando com mais de 600 empresas expositoras e mais de 10.000 visitantes profissionais, concentrando num único espaço 3 grandes eventos: MetalMadrid, Robomática y Composites Madrid, agrupados nas suas áreas transversais: Connected, Additive, Surface, Blech y Quality Control and Product Testing.

Setores representados: tratamentos de superfície, moldes, componentes e acessórios para a indústria automóvel, aeronáutica e ferroviária, automação, robótica, fabricação de máquinas e ferramentas, corte a laser, soldadura, impressão 3D, compósitos e plásticos, componentes para máquinas, equipamentos de proteção individual (EPIs), subcontratação e metalurgia e metalomecânica em geral.

Esta ação está inserida no Projeto Conjunto de Internacionalização do setor, e as empresas PME’s participantes que reúnam as condições de elegibilidade estipuladas no Sistema de Incentivos, beneficiarão de um reembolso de até 50% dos custos relativos com stand, viagem, alojamento e transporte de amostras (40% para as empresas da NUT Lisboa).

Na expectativa e a verificar-se o interesse de V.Exas. em participar nesta feira, agradecemos o preenchimento e devolução da ficha de inscrição para a ANEME até ao próximo dia 28 de abril, ao cuidado de: Rui Santos – rui.santos@aneme.pt ou para o fax 217150403.

Para mais informações consulte a nossa inf. 39/22