A ANEME está a colaborar com a OxyCapital na apresentação do Fundo de Expansão Empresarial da Zona Centro (FRC), na medida em que esta representa uma excelente oportunidade para empresas com projetos de expansão.

A OxyCapital é uma sociedade de capital de risco, atualmente com mais de 1.000 milhões de euros sobre gestão em quatro fundos. Estes fundos dividem-se em duas áreas: reestruturação e crescimento. A vertente de reestruturação destina-se a investimentos em empresas viáveis mas sobreendividadas. A vertente de crescimento, que enfocamos nesta newsletter, destina-se a empresas saudáveis e com potencial de crescimento.

Na área de crescimento, a OxyCapital tem sob gestão o Fundo Revitalizar Centro (FRC), lançado em Agosto de 2013. O investimento total deste fundo é de 80 milhões de euros, sendo 50% financiado por fundos comunitários através do FINOVA e os restantes 50% por 7 dos maiores bancos nacionais. O foco de aplicação do fundo é a injeção de capital em PMEs com modelos de negócio sustentáveis, potencial de crescimento e/ou projetos viáveis de inovação, expansão e/ou modernização. Até à presente data já foram feitos investimentos em 24 empresas, em várias indústrias e sectores de atividade, desde moldes, estruturas metálicas ou cerâmicas à eficiência energética, biotecnologia ou distribuição de frutas e vegetais; e em vários tipos de projetos, desde novas empresas e projetos em fase de arranque ao crescimento orgânico de empresas sólidas.

As empresas enquadráveis para beneficiar deste fundo devem cumprir as seguintes condições:

  • Ser PME;
  • Estar presente na zona centro (de acordo com o NUTS II);
  • Ter um projeto de expansão, inovação e/ou modernização ou de constituição e arranque;
  • Não estar em dificuldades financeiras.

Existe bastante flexibilidade para estruturar um investimento do FRC, sendo cada solução pensada à medida do projeto apresentado e das necessidades da empresa. Existem de qualquer forma algumas características transversais:

  • Montante: €1,5M (até €3M);
  • Aplicação: investimento em ativos fixos, fundo de maneio ou encaixe acionista;
  • Forma: aumento de capital com posição sempre minoritária, instrumentos de dívida ou, excecionalmente, financiamento sem participação imediata no capital social
  • Acompanhamento: reuniões trimestrais com os gestores e/ou acionistas da empresa, sem influência direta na gestão do dia-a-dia.

No seguinte LINK poderão encontrar uma apresentação mais detalhada sobre a OxyCapital e o Fundo Revitalizar Centro.