Bem-vindo à Associação Nacional das Empresas (ANEME)

A ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas é uma Associação de empregadores de âmbito nacional, sem fins lucrativos, e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública que tem como objetivos:

  • Defender os legítimos direitos e interesses das empresas suas associadas que se integrem no setor metalúrgico e eletromecânico, e assegurar a sua representação junto de quaisquer entidades públicas ou privadas.
  • Prestar assistência e apoio às empresas suas associadas, através dos serviços técnicos, tendo em vista incentivar e incrementar o desenvolvimento e o progresso de atividades das empresas.
  • Promover e incentivar a formação profissional e o aperfeiçoamento dos recursos humanos no setor metalúrgico e eletromecânico.
    A ANEME tem a sua sede no Pólo Tecnológico de Lisboa e uma Delegação em Torres Vedras (Edifício Caero).

A ANEME foi criada como Associação Patronal em 1975, resultando da transformação do anterior Grémio dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos do Sul, fundado em 12 de Novembro de 1960.

A ANEME celebrou assim, em Novembro de 2010, os 50 Anos de existência num jantar de gala que recordou o seu percurso no mundo associativo e homenageou os associados que a acompanharam desde o início da sua atividade.

Quem Somos

A ANEME, enquanto entidade representativa do setor, apoia as empresas associadas nas seguintes áreas:

  • Jurídico-laboral
  • Contratação Coletiva
  • Económica
  • Fiscal
  • Sistemas de apoio e incentivo ao investimento e internacionalização
  • Técnica e Tecnológica – licenciamento, higiene e segurança no trabalho, qualidade, ambiente e energia
  • Formação Profissional
  • Comercial e Subcontratação
  • Internacionalização: missões, feiras internacionais e apoio na abordagem aos mercados

A ANEME tem um sistema de informação aos sócios através de “mailing” com informação selecionada, de informação telefónica e atendimento pessoal em todas as áreas atrás indicadas.

Organiza sessões de sensibilização e seminários, tendo em vista a informação e divulgação junto dos associados sobre as atualizações legislativas e divulgação de matérias especialmente relevantes para o setor, nas áreas Económica, Fiscal, Jurídica e Técnica.

Possui um Boletim Informativo e um Barómetro de informação estatística, com edição mensal, dirigidos aos associados.

Edita o Anuário do Sector Metalúrgico e Eletromecânico.

A ANEME centra sua atividade na promoção e representação das fileiras indústrias do setor metalúrgico e eletromecânico, incluídas nas seguintes grandes atividades:

  • Indústrias Metalúrgicas de Base
  • Fabricação de Produtos Metálicos
  • Fabricação de Máquinas e Equipamentos
  • Fabricação de Material de Transporte
  • Reparação e Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Com este objectivo tem vindo a estabelecer acordos e a associar-se a outros organismos, com impato em termos de defesa e apoio do setor.

Salienta-se a participação da ANEME no Pólo de Competitividade Engineering & Tooling (POOL- NET) e no Pólo das Tecnologias de Produção (PRODUTECH), iniciativas de eficiência coletiva que contribuirão para a inovação, a qualificação e a modernização tecnológica das empresas do setor, aumentando o nível de competitividade da metalomecânica portuguesa.

Na área técnica e tecnológica a ANEME é sócio correspondente do IPQ – Instituto Português da Qualidade, sendo ainda membro da APCER – Associação Portuguesa de Certificação, do CERTIF – Associação para a Certificação de Produtos e da ANREEE – Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos É ainda sócia do CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e do CBE – Centro da Biomassa e Energia.

Na área da promoção comercial e internacionalização das empresas suas associadas, a ANEME tem uma relação privilegiada com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e tem também acordos para a participação em feiras com a AIPortuguesa e a AEP – Associação Empresarial de Portugal.

É filiada na CIP- Confederação da Indústria Portuguesa e na FENAME – Federação Nacional do Metal, federação de empregadores que outorga os Contratos Coletivos do setor.

A nível internacional tem protocolos de colaboração com várias Associações e Confederações ligadas ao setor, na Europa, África e América do Sul.

A ANEME é membro de estruturas associativas internacionais e europeias de grande relevância no âmbito do setor electromecânico, nomeadamente:

CEEMET – Council of European Employers of the Metal, Engineering and Technology Based Industries (representante único de Portugal)

CE-CPLP – Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (única associação sectorial representada).

Tendo em vista promover a deslocalização da produção e a internacionalização das empresas suas associadas, a ANEME tem promovido a realização de missões empresariais e a presença em feiras quer na Europa, quer nos mercados do Magreb, da África Austral e da América do Sul.

Estas ações têm vindo a ser integradas em projetos conjuntos de internacionalização e as empresas participantes têm beneficiado de incentivos aprovados no âmbito do QREN.

Paralelamente à realização das várias missões empresariais foram desenvolvidos estudos de oportunidades para as empresas do setor em mercados estratégicos.

Tendo em vista, também, uma abordagem sustentada dos mercados externos a ANEME desenvolveu, em parceria com a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, vários projetos estruturantes para o setor que permitiram:

– Desenvolver as relações comerciais, industriais e associativas entre os países que compõem a CPLP, através da criação da plataforma  www.sigame-cplp.com.

– Promover o acesso das empresas aos mercados internacionais por via de concursos públicos, tendo sido um novo serviço de apoio às empresas associadas o PROFIT – Prospeção de Oportunidades de Negócio com Financiamentos Internacionais Multilaterais.

A área da “formação profissional e aperfeiçoamento dos recursos humanos”, sendo um dos objetivos estatutá­rios da ANEME, tem sido uma das mais relevantes ver­tentes estratégicas da nossa atividade.

Tendo em vista dar cumprimento a estes objetivos, a ANEME participa nos órgãos sociais do CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Me­talomecânica) e é também sócia fundadora da AFTEM ­Associação para a Formação Tecnológica, Engenharia Me­cânica e Materiais.

Tem desenvolvido projetos de Formação-Ação, dirigidos aos empresários e suas equipas de gestão, tendo em vista a melhoria das estratégicas de gestão, internacionalização e o reforço da competitividade das empresas associadas.

A ANEME integra o projecto de formação do Centro de Formação Profissional da Metalomecânica de Maputo em
conjunto com a União Geral de Trabalhadores (UGT), Insti­tuto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), pela par­te portuguesa, e com a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), Associação Industrial de Moçam­bique (AIMO), Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), pela parte moçambicana.

Este é um importante projeto de cooperação na área da formação profissional que veio responder às carências de mão-­de-­obra especializada para o setor metalomecâni­co em Moçambique.