Quem Somos

/Quem Somos
Quem Somos 2018-04-18T08:32:04+00:00

Bem-vindo à Associação Nacional das Empresas (ANEME)

A ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas é uma Associação de empregadores de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivos:

  • Defender os legítimos direitos e interesses das empresas suas associadas que se integrem no setor metalúrgico e eletromecânico, e assegurar a sua representação junto de quaisquer entidades públicas ou privadas.
  • Prestar assistência e apoio às empresas suas associadas, através dos serviços técnicos, tendo em vista incentivar e incrementar o desenvolvimento e o progresso de atividades das empresas.
  • Promover e incentivar a formação profissional e o aperfeiçoamento dos recursos humanos no setor metalúrgico e eletromecânico.
    A ANEME tem a sua sede no Pólo Tecnológico de Lisboa e uma Delegação em Torres Vedras (Edifício Caero).

A ANEME foi criada como Associação Patronal em 1975, resultando da transformação do anterior Grémio dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos do Sul, fundado em 12 de Novembro de 1960.

A ANEME celebrou assim, em Novembro de 2010, os 50 Anos de existência num jantar de gala que recordou o seu percurso no mundo associativo e homenageou os associados que a acompanharam desde o início da sua atividade.

Quem Somos

A ANEME, enquanto entidade representativa do setor, apoia as empresas associadas nas seguintes áreas:

  • Jurídico-laboral
  • Contratação Coletiva
  • Económica
  • Fiscal
  • Sistemas de apoio e incentivo ao investimento e internacionalização
  • Técnica e Tecnológica – licenciamento, higiene e segurança no trabalho, qualidade, ambiente e energia
  • Formação Profissional
  • Comercial e Subcontratação
  • Internacionalização: missões, feiras internacionais e apoio na abordagem aos mercados

A ANEME tem um sistema de informação aos sócios através de “mailing” com informação selecionada, de informação telefónica e atendimento pessoal em todas as áreas atrás indicadas.

Organiza sessões de sensibilização e seminários, tendo em vista a informação e divulgação junto dos associados sobre as atualizações legislativas e divulgação de matérias especialmente relevantes para o setor, nas áreas Económica, Fiscal, Jurídica e Técnica.

Possui um Boletim Informativo e um Barómetro de informação estatística, com edição mensal, dirigidos aos associados.

Edita o Anuário do Sector Metalúrgico e Eletromecânico.

A ANEME centra sua atividade na promoção e representação das fileiras indústrias do setor metalúrgico e eletromecânico, incluídas nas seguintes grandes atividades:

  • Indústrias Metalúrgicas de Base
  • Fabricação de Produtos Metálicos
  • Fabricação de Máquinas e Equipamentos
  • Fabricação de Material de Transporte
  • Reparação e Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Com este objectivo tem vindo a estabelecer acordos e a associar-se a outros organismos, com impato em termos de defesa e apoio do setor.

Salienta-se a participação da ANEME no Pólo de Competitividade Engineering & Tooling (POOL- NET) e no Pólo das Tecnologias de Produção (PRODUTECH), iniciativas de eficiência coletiva que contribuirão para a inovação, a qualificação e a modernização tecnológica das empresas do setor, aumentando o nível de competitividade da metalomecânica portuguesa.

Na área técnica e tecnológica a ANEME é sócio correspondente do IPQ – Instituto Português da Qualidade, sendo ainda membro da APCER – Associação Portuguesa de Certificação, do CERTIF – Associação para a Certificação de Produtos e da ANREEE – Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos É ainda sócia do CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e do CBE – Centro da Biomassa e Energia.

Na área da promoção comercial e internacionalização das empresas suas associadas, a ANEME tem uma relação privilegiada com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e tem também acordos para a participação em feiras com a AIPortuguesa e a AEP – Associação Empresarial de Portugal.

É filiada na CIP- Confederação da Indústria Portuguesa e na FENAME – Federação Nacional do Metal, federação de empregadores que outorga os Contratos Coletivos do setor.

A nível internacional tem protocolos de colaboração com várias Associações e Confederações ligadas ao setor, na Europa, África e América do Sul.

A ANEME é membro de estruturas associativas internacionais e europeias de grande relevância no âmbito do setor electromecânico, nomeadamente:

CEEMET – Council of European Employers of the Metal, Engineering and Technology Based Industries (representante único de Portugal)

CE-CPLP – Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (única associação sectorial representada).

Tendo em vista promover a deslocalização da produção e a internacionalização das empresas suas associadas, a ANEME tem promovido a realização de missões empresariais e a presença em feiras quer na Europa, quer nos mercados do Magreb, da África Austral e da América do Sul.

Estas ações têm vindo a ser integradas em projetos conjuntos de internacionalização e as empresas participantes têm beneficiado de incentivos aprovados no âmbito do QREN.

Paralelamente à realização das várias missões empresariais foram desenvolvidos estudos de oportunidades para as empresas do setor em mercados estratégicos.

Tendo em vista, também, uma abordagem sustentada dos mercados externos a ANEME desenvolveu, em parceria com a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, vários projetos estruturantes para o setor que permitiram:

– Desenvolver as relações comerciais, industriais e associativas entre os países que compõem a CPLP, através da criação da plataforma  www.sigame-cplp.com.

– Promover o acesso das empresas aos mercados internacionais por via de concursos públicos, tendo sido um novo serviço de apoio às empresas associadas o PROFIT – Prospeção de Oportunidades de Negócio com Financiamentos Internacionais Multilaterais.

A área da “formação profissional e aperfeiçoamento dos recursos humanos”, sendo um dos objetivos estatutá­rios da ANEME, tem sido uma das mais relevantes ver­tentes estratégicas da nossa atividade.

Tendo em vista dar cumprimento a estes objetivos, a ANEME participa nos órgãos sociais do CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Me­talomecânica) e é também sócia fundadora da AFTEM ­Associação para a Formação Tecnológica, Engenharia Me­cânica e Materiais.

Tem desenvolvido projetos de Formação-Ação, dirigidos aos empresários e suas equipas de gestão, tendo em vista a melhoria das estratégicas de gestão, internacionalização e o reforço da competitividade das empresas associadas.

A ANEME integra o projecto de formação do Centro de Formação Profissional da Metalomecânica de Maputo em
conjunto com a União Geral de Trabalhadores (UGT), Insti­tuto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), pela par­te portuguesa, e com a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), Associação Industrial de Moçam­bique (AIMO), Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), pela parte moçambicana.

Este é um importante projeto de cooperação na área da formação profissional que veio responder às carências de mão-­de-­obra especializada para o setor metalomecâni­co em Moçambique.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.